O Grupo GEIR (Grupo de Estudo da Insulino-Resistência), que é uma parte integrante da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, dá as boas vindas aos caros colegas, desejando que este website possa contribuir como mais uma ferramenta no exercício da actividade médica e via de comunicação para o estudo e entendimento da insulino-resistência.

 Mensagem da coordenadora do GEIR

 Breves

O Grupo de Estudos da Insulino-Resistência (GEIR) da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), mudou recentemente a sua coordenação, mas mantém as mesmas linhas orientadoras dos últimos anos. Este grupo tem como missão a divulgação, o estudo e a investigação básica e clínica da insulino-resistência e das doenças a ela associadas.

Ao longo dos últimos anos o GEIR tem contado com a colaboração de vários grupos de investigadores a nível nacional: Centro de Neurociências de Coimbra, Departamento de Fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e mais recentemente do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto.

O Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina do Porto e Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto tem colaborado com o GEIR na investigação epidemiológica da síndrome metabólica em Portugal.

O GEIR é um grupo aberto a vários profissionais de saúde (médicos-endocrinologistas e outras especialidades, nutricionistas, bioquímicos, epidemiologistas, etc) e recentemente contou com a participação de novos elementos, nomeadamente internos complementares, que certamente irão trazer uma nova dinâmica ao grupo.

O manual de insulino-resistência é já “um clássico” do GEIR, existindo quer em formato de livro quer “online” e permite uma actualização sobre esta temática.

O PORMETS, estudo da prevalência da síndrome metabólica em Portugal, já foi concluído e o GEIR planeia durante este ano fazer várias publicações dos seus resultados.

Este site pretende ser um espaço interactivo dirigido quer aos profissionais de saúde quer ao público em geral, onde seja possível uma actualização permanente e também uma discussão aberta sobre esta temática.

O GEIR reitera os agradecimentos a todos os apoiantes deste projecto de comunicação 'online' com destaque para a Direcção da Sociedade de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e para a empresa Merck Serono patrocinadora do 'website'.

Reunião de Outono
28 de Novembro 2015
Fundação Cupertino de Miranda

Programa e Inscrição



Manual sobre

Insulino-Resistência 3ª Edição

 

 

 


 

Este website conta com o apoio da Merck


Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo

© Copyright Grupo de Estudo da Insulino-Resistência